Publicado: Segunda, 13 Novembro 2017

Asvotec desenvolve solução para união e reparo em linhas de vapor até 250°c

Desde os anos 80 a ASVOTEC, produz sob licença da empresa suíça Straub Werke, a linha de acoplamentos para união de tubos e abraçadeiras para reparo de tubulações.

Inicialmente, as soluções de acoplamentos especiais e abraçadeiras vinha a atender essencialmente os mercados de saneamento, óleo e gás, mineração, papel e celulose, siderurgia, químicos e petroquímicos, etc, porém sempre com o limitante da temperatura em até 180°C.

lancamento acoplamentos linhas vapor

Resultado de muitos esforços e pesquisas do corpo técnico, seus fornecedores e equipe de engenharia de projeto e desenvolvimento, a ASVOTEC desenvolveu e validou um novo elastômero que equipa os acoplamentos e abraçadeiras de reparo, compatível para aplicações com vapor d’água para temperaturas de trabalho constantes em até 250°C.

Muitas indústrias têm como processo crítico o reparo em linhas de vapor com o tubo em carga e é neste viés que este novo elemento de vedação entra, assegurando ao cliente uma manutenção rápida da linha em operação, evitando com isso paradas de produção, calor, chama, equipamentos especiais, mão de obra especializada, inertização de linha, isolamento de área, podendo ser aplicado inclusive em áreas classificadas.

O sistema de vedação é o tradicional e conhecido como vedação progressiva, garantindo ao cliente estanqueidade total com instalação muito rápida (em média 5 minutos), simples e descomplicada, bastando apenas apertar dois parafusos, e promover o torque dos mesmos.

O produto é aplicável tanto para união de tubos (novas linhas), substituindo soldas, flanges e outros métodos tradicionais, que requerem mão de obra especializada, ensaios não destrutivos e uma série de requisitos, sendo solução 100% mecânica, estanque, durável, segura e robusta com produção totalmente nacional, quanto para reparos emergenciais.

Os diâmetros fabricáveis vão de 48,3 mm a 2.000 mm, com pressão de trabalho inicial de 67 bar na linha METAL GRIP (acoplamento com retenção axial), pressão de trabalho inicial de 25 bar na linha FLEX (acoplamento com flexibilidade axial), pressão de trabalho inicial de 25 bar na linha OPEN FLEX (abraçadeira de reparo) e 16 bar na linha ASVOREP (abraçadeira de reparo).